Banco liderado por Nuno Amado é o quarto que mais sobe este ano no PSI-20 e ocupa a mesma posição no “ranking” dos bancos europeus com melhor prestação em 2013. Capitalização bolsista situa-se perto dos 2,5 mil milhões de euros.
O Banco Comercial Português esteve em destaque na sessão desta quinta-feira na praça portuguesa, com uma valorização de 4,88% para 0,1267 euros. Os títulos chegaram a ganhar perto de 12% para 0,135 euros, o que representa a cotação mais elevada desde Fevereiro de 2012.
Esta foi a terceira sessão consecutiva de ganhos, sendo que neste período, positivo em geral para todos os mercados accionistas, os títulos avançaram 11,3%, afastando-se cada vez mais da barreira dos 10 cêntimos, em redor do qual os títulos negociaram durante muito tempo.
Esta subida surge sem que tenham sido divulgadas notícias recentes que justifiquem uma valorização tão expressiva das acções. “Nos últimos movimentos de recuperação dos bancos portugueses, o BCP tem ficado um pouco para trás, o que explica que agora também valorize mais”, explicou ao Negócios um operador de sala de mercados que preferiu não ser identificado.
A sessão se hoje foi também positiva para os restantes bancos portugueses. O BES ganhou 1,29% para 1,023 euros, o BPI subiu 0,09% para 1,176 euros e o Banif ganhou 8,45% para 0,0077 euros.
“Não há notícias relevantes que expliquem esta recuperação dos bancos, é um movimento do sector a nível europeu e também espanhol. Os bancos europeus têm estado a recuperar”, adiantou outro operador contactado. O índice do sector europeu da banca ganhou 0,85%.
BCP é o quarto que mais sobe na Europa
Após a subida nas últimas três sessões, o BCP elevou o ganho anual para 68,93%, o que coloca o banco no quarto lugar das cotadas do PSI-20 com melhor prestação em 2013. Mota-Engil (192,92%), Zon Optimus (79,46%) e Sonaecom (70,97%) apresentam valorizações anuais mais expressivas.
No ranking das maiores subidas em 2013 entre os bancos europeus, o BCP também ocupa o quarto lugar. No Stoxx Banks só Bank of Ireland, Bankinter e Natixis registam ganhos superiores.
O BCP apresenta agora uma capitalização bolsista de 2,49 mil milhões de euros, ocupando o oitavo lugar no ranking das cotadas portuguesas mais valiosas.
Em Outubro as acções subiram 14,78% e preparam-se para fechar Novembro com o terceiro mês consecutivo de ganhos.
A diminuição dos prejuízos nos primeiros nove meses do ano e a venda da participação na unidade grega, bem como o alívio nos juros da dívida pública portuguesa justificam este comportamento positivo do BCP nos últimos meses.
Jornal de Negócios
Sem comentários:
Enviar um comentário